quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Malvados



Cinismo, inteligência, niilismo, besteira e humor negro, é essa formula que o carioca André Dahmer usa para compor suas tirinhas. Sem intenção alguma de sucesso, Dahmer começou despretensiosamente a publicar em seu site (www.malvados.com.br) suas odiosas tirinhas dos Malvados.

Usando de um sarcasmo inteligente e por vezes até pueril, o recatado Dahmaer, pelo menos é assim que parece em suas entrevistas, diz que iniciou sem muito conhecimento ou referencias nos quadrinhos. “Li muito pouco quadrinho e conhecia poucos autores até 2002, 2003. Eu era ilustrador de profissão, mas desenvolvi grande atração pelo formato clássico de três quadrinhos, a chamada tirinha. Afinal, a tira é o hai-kai da poesia: é concisa, curta, difícil de fazer”, disse ele em uma entrevista ao portal G1.

Em Malvados, o quadrinhista utiliza situações, normalmente macabras ou de vies mórbido, para fazer rir ou divertir o público. Malvados foi somente o início, já que ele criou vários personagens posteriormente.



Devo dizer que não chega a uma Angeli ou Laerte, mas adorei muitas de suas tiras.

Estava procurando outra coisa quando achei o site dos Malvados. Essa descoberta me fez conhecer uma coisa inusitada que vem ganhando força na Internet, os WebComics. Quadrinhos feitos para serem divulgados na net. A bem da verdade já sabia desse filão desde quando Marcos Ayron, irmão de Cyro e autor de Syd Punk(http://supernilce.blogspot.com/) , passou dois dias em minha casa. Por ele fiquei conhecendo outros sites que se propoem a publicar não só tirinhas mas histórias em quadrinhos no tradicional formato americano.




Tenho uma paixão especial pelas tirinhas de jornal. Adoro Mafalda, Calvin e Haroldo, Niquel Náusea, Piratas do Tietê, Snoop, Malvados(Novato na lista) e tantos outros que fazem tanto com tão pouco(perdoe o clichê). Dá até vontade de fazer as tirinhas do Cabeça de Cuia; Sargento Calor; e ainda Teresina, o inferno é aqui. Infelizmente não nasci com essa dádiva. Ficarei apenas na leitura.





Para conhecer o trabalho de Andre Dahmer, acesse www.malvados.com.br

3 Comments:

Anônimo said...

Adoro o Sid Punk.
.
.
.
Adoro Vc!
Bjus de Luz querido PLPS.

Tainah εïз said...

Adorei a maioria das tirinhas!
Mt legais!!!
Bem que a gente podia msm fazer umas... "Sargento Calor"kkkkkk Adorei!!!
bjo

Cat. said...

rs...adorei todas menos a última...tenha que ser uma catarina, pô?! beijim, meu blogueiro de referêcia.