sábado, 26 de setembro de 2009

Semisonic


Sempre desconfie do que está escrito no Wikipédia. Lá consta que o Semisonic é uma banda de rock alternativo e isso com certeza não é. É verdade que não sei direito o que é rock alternativo, mas o que me vem à cabeça são coisas pouco convencionais. E convenhamos, se tem uma definição para o Semi, essa é convencional.

O Semisonic anda na tênue linha entre o pop totalmente descartável e o rock bonitinho e sincero. Para nossa graça a musica do grupo fica mais com a segunda opção. Outra banda que conseguiu essa mesma façanha foi o Lifehouse, banda que foi apontada como mais um dos clones do Pearl Jam como Creed, Fuel, Stone Temple Pilots (essa é boa), Nickelback e outras que nem lembro o nome; mas que conseguiu fazer um rockzinho competente e cativante.

Mas voltando ao Semi.... No ultimo cd All About Chemistry, em boa parte das músicas os caras conseguiram compor uma série de boas canções. Nada de sofrimento e seriedade, apenas amor e leveza. Um autêntico pop que até faz lembrar um pouco Smash Mouth e Sugar Ray, duas bandas que trocam figurinhas entre si e fizeram sucesso com um som parecido. Entretanto, os americanos do Semisonic deram um passo adiante e conseguiram manipular muito bem os clichês do cancioneiro pop, fazendo um possível defeito atuar como virtude.

Existem bandas que não vieram para revolucionar nada e esse é o caso do Semisonic. Nada, não há absolutamente nada de novo na musica deles, os ingredientes usados já foram manipulados da mesma forma por tantas bandas que nem consigo dizer onde começa uma e termina outra, mas isso não impede que ainda sim seja saborosa.

Acho isso legal, reconhecer tantas limitações na musica de alguém e ainda sim ela soar cativante e você poder curtir o som sem dor de cabeça. Comecei a aprender esse tipo de coisa com o rock farofa dos anos 80, coisas tipo Bon Jovi, Scorpions, AC/DC, Skid Row e outras. Adoro essas bandas assim como curto Radiohead, Sonic Youth, Wilco, Yo La Tengo, Morphine e outras tantas dos chamados ‘entendidos’.

Só não agüento aquele papo dos alternativos se vangloriarem de conhecer uma banda que fez apenas uma cópia do seu último lançamento e apenas 15 pessoas no mundo inteiro conhecerem. E exatamente esse fato ser importante. Please.

Por isso acho interessante o Eric, uma figura que tem mais de 1500 cds e curte desde a coisa mais alternativa de todos os tempos até chegar a bandas como o Eagles of death metal e outras que misturam rock com putaria, uma coisa tosca e brega mas muito divertida. Isso não quer dizer que ele gosta do Semisonic, aliás tenho quase certeza que não.

Não ele, mas acho que Julianna gostaria; Neto e Daniel curtiriam algumas músicas apenas; Junior seria totalmente indiferente; Gustavo não escuta international music; Marco prefere Walkman; Catarina pediria para mandar as músicas para ela e depois nunca mais lembraria disso.

Eu, gosto bastante. Clichê ou não um sorriso sempre é bem vindo.

4 Comments:

Unknown said...

por que sou sempre o chato?! hehehe

gostei do som. de fato não é algo que eu queeeira ouvir, mas é bom. e o vocalista é lindo

Um devaneio said...

Semisonic é a verdaeira culpada pela minha aproximação com o HD...foi simplesmente uma "conspiração Semisonic" como ele mesmo falava.
Isso é uma judiaria...Pior ainda saber que vc tbm gosta de Morphine e está banda ser uma dos pivores da nossas termináveis discussões sobre 'cure for pain' e o desastre de absurdos que HD sempre fala quando ouço essa banda.
.
.
Viva Semisonic.
Putz!...Adoro Aqualung, adoro Thirteen Senses,adoro Stereophonics..adoro Keane, adoro piano rock!

Um devaneio said...

"Secret Smile": Semisonic.
Essa foi a porra da música.

julianna said...

Tbm adoroooooo secret smile!!
"Nobody knows it but you've got a secret smile and you use it only for me"
=D

Tbm gosto muito de Chemistry, me lembra os idos anos 99/2000, quando eu morava em Fortaleza.

Bjo!