quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Goodbye R.E.M

Ainda adolescente, tive muitas fases, bandas e a sequência foi mais ou menos assim: Bon Jovi, Guns n’ Roses, Nirvana, Scorpions, Mettalica U2 e R.E.M. Era o início da internet e comecei a baixar muita coisa bacana assim como ia melhorando meu gosto musical.

No meio desse rol, o R.E.M tinha um lugar especial na minha cabeça, já que não era farofa como o Bon Jovi, nem exasperado como o Nirvana, muito menos pesado como o Mettallica ou messiânico like o U2. Era diferente, até porque eu nada conhecia sobre o indie americano à época. O R.E.M soava estranho em meio aos bastiões oitentistas e a verve pop 90. Envergava uma canção mais honesta, ríspida e direta. Eles eram o que pareciam ser e todos que acompanham bandas sabem como isso é esquisito.

O R.E.M junto com o IRA!, eram os meus patinhos feios. Bandas que poucos escutavam, mas que eu amava.

The end

Pensar no fim do R.E.M é cantar um dos trechos de Near Wild Heaven “Something has gone wrong”. Em um arroubo de dramatismo, me lembro ainda de Merlin em as Crônicas de Arthur, “Veja como os maus prosperam. Isso diz muito sobre o mundo que vivemos”.

Envelhecer deve ser difícil.

Imagino Stipe olhando para o lado e vendo o mainstream atual, recordando de 30 anos e de todas as bandas que ficaram no meio do caminho.... Smiths, Echo & the Bunnymen, Oasis, Smashing Pumpkins, The Verve, Blur, Stones Roses. “São tantos”...

Vou apenas lamentar o fim do R.E.M, tirar meus cds da caixa, agradecer tudo que eles me deram e curtir The Great Beyond como se o mundo fosse acabar. Os saúdo pela grandeza de terminar antes do fim e não ficar por aí vegetando ridiculamente como o U2, O Rolling Stones, The Who ou Aerosmith.

No fim, o R.E.M terminou com a simplicidade que guiou sua música durante tanto tempo, divulgando uma nota em site oficial. “To anyone who ever felt touched by our music, our deepest thanks for listening( Para quem já se sentiu tocado por nossa música, nosso mais profundo agradecimento pela atenção)."

Não há de que, mas nós é que agradecemos.

1 Comment:

Maria Lu said...

A música nunca morre no coração de um fã. A banda acabou - E diga-se de passagem que o fim foi positivo- mas o trabalho dos caras está aí pra toda a eternidade. Deu no que deu, R.E.M foi uma puta banda. Gostei do post.