sexta-feira, 21 de agosto de 2009

111 anos



Então com 15 anos eu saboreava o momento mais bonito do Clube de Regatas Vasco da Gama, ano em que o time foi campeão da Copa Libertadores da América. Tive a sorte que muito outros torcedores de grandes times não tiveram, a de assistir seu clube eu sua fase áurea. Vi meu time ganhar dois títulos brasileiros, uma Libertadores, vários cariocas, Mercosul e Rio-São Paulo. Tenho a alegria de não ter de voltar 20, 30 anos atrás para falar das glórias do meu time, a exemplo dos outros três grandes do Rio. Vi a tudo em tempo real e não em livros de história ou no Canal 100.

Hoje o meu time completa 111 anos de fundação. Repito o que tantas vezes já disse: nenhum time no Brasil tem uma história tão bonita quanto a do Vasco e isso dá um orgulho danado. Apesar da segunda divisão temos algumas coisas a comemorar como nossa nova gestão focada na profissionalização do clube. Fizemos um ótimo Carioca e apesar de não campeões, jogamos com raça a Copa do Brasil da qual saímos sem perder um único jogo.

Claro que ainda falta muito para chegarmos ao nível de organização de times como Internacional, Grêmio e São Paulo e muito menos me consola o fato de sermos os melhores do RIO. De toda forma prevejo um futuro espelhado no passado. Cheio de boas histórias, títulos e paixão pela cruz de malta. Afinal somos vascaínos e o sorriso e cortesia nos pertencem como bem disse o jornalista Artur da Távola.

“Ser Vasco é ser intrépido tanto quanto leal. É ter o sentido da história do Brasil a fundir povos e raças sem preconceitos. É renegar o temor e ser popular sem populismo, ser valente sem arrogância e ser decidido sem soberba. Ser Vasco é ser mais povo que elite, mais tradição que novidade. É ousar, insistir, renovar-se. É gol, é gala, é garbo de uniforme original, cruz no peito, sonha n’ alma e amor no coração”.

Parabéns a todos os vascaínos.

0 Comments: