sexta-feira, 25 de junho de 2010

Para quem gosta do Jiraya

Naruto sempre foi uma fonte de alegria. Um mangá humano, com personagens que parecem humanos. Infelizmente meu personagem favorito tombou, mas sua aura ainda hoje permeia o desenrolar da história.

Quando não se tem sensibilidade para dizer algo, deve-se apelar para quem têm. No meu caso lanço mão de poetas, escritores, compositores e meus irmãos. Pessoas que evidentemente são mais sensíveis do que eu.

Ao acompanhar meu amigo Wilton se encantar tb pelo legendário Jiraya, percebi como sou apaixonado pelo personagem e o que ele representa dentro da história: a esperança em todas as suas faces(perdida, alcançável, boba, possível....)

Então, em homenagem ao Sannin, à mim, aos meus irmãos e ao Wilton. Coloco aqui o texto que Santiago Junior escreveu sobre a morte do sensei do 4 Hokage.


O SANNIN ESTÁ MORTO

Jiraya era um dos meus personagens favoritos. E ele morreu bravamente enfrentando alguém cujo poder era maior do que o seu. Ou seja, alguém muitoooo forte. No final, revelou uma vida cheia de frustrações acumuladas, e, envergonhado com o caminho que não conseguiu seguir, redescobre a si mesmo em Naruto.

Houve alguma inversão em algumas das tantas estórias que se contam hoje, de Nemo à Naruto na qual os jovens ‘ensinam’ os velhos a serem pais. Jiraya é um dos sannins, um dos gênios de Konoha, e também ele foi tocado pela energia sincera de Naruto, talvez a maior qualidade deste jovem shinobi que possui um demônio-raposa no coração.

Chorei com sua perda, com a tristeza de um fim nostálgico e brumoso, sozinho e abandonado, mas corajoso frente o horizonte da morte. Quero ter essa fortaleza quando enfrentar os trancos da vida, e na minha morte, ter o mesmo coração para me levantar e encará-la de frente. O shinobi é uma conduta, a da resolução tomada. É enfrentar o inimigo final e pensar que algo continua de vc, nem que seja seu ato efêmero. Importa como significamos nossa vida.

Quem sabe seja essa a lição que tiro de Jiraya.


Publicado originalmente em http://passodotempo.wordpress.com/2007/12/15/o-sannin-esta-morto/

0 Comments: