quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Notas sobre um show


Preliminares

A canadense Alanis Morissette aterissou em Teresina nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro. Depois e de sei lá quantos anos a cidade mais quente do universo recebeu um show internacional de peso. Fato: Alanis Morissette canta muito!!! Sua voz ao vivo é a mesma do cd, linda por sinal.

É verdade que fez um show morno, o que considero um erro, pois em uma turnê longa como essa quem manda são os hits. Mas não só isso, o problema foi a escolha de musicas calmas em meio a tanta pauleira que seu repertório permite. Falo isso com propriedade, já fui torturado anos a fil por meu irmão que era fã incondicional.

Devido a contingência financeira, eu não iria ao show, entretanto entrou em cena meu primo Jonatas que ligou informando que os ingressos para o show estavam na ksa do 20 reais. “Segura o meu que eu tô chegando”, disse logo depois de conseguida a benção de minha namorada.

Chegando lá.......

Pouquíssimas pessoas compareceram ao Atlantic City. É triste. Nunca recebemos uma atração como essa, mesmo que não do meu gosto, e quando acontece o povo não aparece. Queria entrevistar Marcos Peixoto e perguntar como ele conseguiu trazer Alanis Morissette para Teresina com um ingresso na média de 60 a 70 reais. Como? Verdade que é perceptível que não veio metade da estrutura dela, o palco estava paupérrimo, e que a turnê é patrocinada pela Coca Cola, mas ainda sim é um bom questionamento.

Os custos de uma atração como essa são proibitivos para uma província como nosso Piauí. Uma rápida pesquisada na net me revelou que os ingressos em Sampa estão custando entre 180 e 350 reais. Preços parecidos foram averiguados na maioria da capitais. Em Teresina teve cambista vendendo ingresso a 5 reais. Cinco conto!!!!! Meu deus.

Eu sei que conta muito o prolongado tempo que ficou fora da mídia. Para ilustrar isso, a canadense teve que iniciar a turnê de último cd(Flavors of Entanglement) em parceria com a banda MatchBox 20, que nunca teve metade de sua popularidade, para só depois de dois meses abrir sua própria turnê, essa que chega à onze cidades brasileiras.

Voltando a apresentação.......

O som estava muito bom, a banda é ótima e, como já dito, a moça canta demais. Os teresinenses cantaram juntos várias músicas, principalmente as do primeiro cd Jagged Little Pill. Tenho de admitir que quando ela começou a cantar a segunda música do show, All I Really Want, me arrepiei todo ao escutar aquela gaitinha e me lembrei de meu irmão voltando seu K7, gravado da rádio, inúmeras vezes(inclusive gastei todos os meus créditos lhe fazendo inveja("TÁ ESCUTANDO???" PERGUNTEI; "EU TE ODEIO", RESPONDEU ELE).

Alanis foi despejando muitas músicas novas e algumas antigas. Muitas do já citado primeiro cd. É como Wilton disse, para quem gosta foi a realização de um sonho. Fiquei só me imaginando no show do Coldplay....

De toda forma vejo como muito positivo o resultado. Músicas como Hand In My Pocket, Ironic, Thank you, You Learn, You Oughta Know foram belissimanente cantadas, fazendo muita gente fechar os olhos e cantar junto com a canadense

Houve faltas imperdoáveis para este rpz, sendo elas King of Pain e Crazy, versões perfeitas para as músicas do The Police e Seal, respectivamente. Verdade que era pedir demais pela primeira, mas Crazy fez falta.

Outra coisa imperdoável foi colocar para vender apenas Shin e ainda mais quente. Isso não é culpa da coitada, mas que foi ruim foi

De toda forma....

Foi uma apresentação interessante. Morissette é uma simpatia e seu sorriso é lindo.

Parabéns ao Marcos Peixoto, que segue impertinente ao ditado de que esse tipo de iniciativa não vinga em THE. Com seu Piauí Pop ele já calou muita gente e até terminou de sepultar a Micarina. Que continue lutando por grandes atrações para nossa cidade.

5 Comments:

Cat. said...

ótima crítica!

Anônimo said...

Nooooossssaa, que invejaaa!
Me senti no show, ótima crítica e sinta minha inveja pq o show daqui já foi e eu não fuuuiii!!!!
hehe
=***
Obs:
Coldplay com expectativas fortíssimas de virem a sampa em março, dps da turnê na austrália...hehe..e eu lá!!

Lêda Maria said...

Eu não fui,mas adoraria ter ido...

Obrigada por postar sobre o show!

:)

Unknown said...

fâ incondicional??? eu?!?! deixei de ver a mulher em recife, nunca mais comprei um cd da loka!!!!! enfim, mas vc foi bem torturado mesmo na época que eu ouvia um K7 (é verdade..ainda lembro da fita que Camilinha me deu e depois do cd que ganhei do ernesto)...

ai inveja, mas foi lindo vc ter ligado....

eu me imagino gritando you learn junto com ela....

Pedro Santiago said...

Irmão, é como eu disse no texto "era"......
No more.