terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Todo mundo odeia lista, mas adora fazer a sua

Ao ler as listas de melhores bandas de 2008, me deu vontade fazer a minha, mas ai percebi que não escutei tanta coisa do ano passado. Meu computador esteve mais ocupado baixando cds das décadas de 70 e 80 e principalmente me auxiliando a conhecer a história do Blues. Nesse quesito baixei CDs de Eric Clapton, Rory Gallagher, Stevie Ray Vaughan, B.B. King e outros.

Conhecida minha deficiência percebi que ficaria pouco viável uma lista com pouco mais de 4 cds, visto que foram apenas esses que realmente me encantaram. Como quem não tem cão caça com gato, fiz minha lista das melhores musicas de 2008. Desculpe pelo texto, ele é um pouco grande.

Meus preferidos de 2008

O Travis sempre quis compor belas canções. Escute The Man Who e The Invisible Band e perceba como esse fato fica patente. Sempre acompanhado de um violão, um bandolin e um timbre limpo de guitarra, esses escoceses construíram uma bela história repleta de lindas canções. Com seu último lançamento, Ode to J Smith, banda segue fiel a formula mesmo que ainda se utilizando de outros truques. Toda essa enrolação foi para falar de Last Words, sexta música desse ótimo cd lançado pela banda já no final do ano passado. Todos os ingredientes que relacionei estão lá, chamando atenção uma leve distorção na guitarra. É Travis em estado puro. É aquele tipo de música pra se escutar com um sorriso no rosto. :)

Em terras brasilis, uma boa surpresa de 2008 foi a descoberta do Vanguart, uma banda de Cuiabá que mistura rock com folk. Seu cd homônimo traz canções em inglês, espanhol e português e o grupo se saí bem em todos os idiomas. Minha preferida ficou por com conta de Enquanto isso, na lanchonete, uma delicada balada sobre os encontros e desencontros de um casal em uma lanchonete imaginária. Indico a qualquer um tomar conhecimento dessa banda, infelizmente não vejo nela apelo radiofônico, o que seria muito bem vindo.
É……. Com a chegada do fim do ano e a escolha dos melhores do ano, uma banda dominou as premiações: o Coldplay. A crítica tem dito que o cd é mais maduro, que o mago Brian Eno deu uma melhorada na banda, que num sei o que mais lá, que a Sandy ainda era virgem e o Elton John viro hetero..... eu sei que foi tanta coisa que nem lembro mais.
O fato é que va La Vida And Death To All His Friends ganhou muitos prêmios. Aqui quebro minha regra e faço um vaticínio: daqui a alguns anos vai acontecer com esse cd o mesmo que houve com o filme Titanic, que foi ovacionado quando lançado e depois discretamente jogado no lixo da história do cinema. Hoje ele é apenas lembrado como o primeiro filme de super-hiper-mega orçamento e um dos mais rentáveis de todos os tempos. Mas estou aqui pra falar das músicas e em meio a toda a tralha do Viva La...... Cris Martin compôs belas canções e entre elas permanece Lost. Quadriloquente com suas palmas e órgão, um belo trabalho digno do A RUSH OF BLOOD TO THE HEAD, obra-prima da banda. Quando a escutei a primeira vez pensei: “Isso é Coldplay...”; me deitei satisfeito, batendo o ritmo da música com pé e sonhando com o show da banda.

Iria falar de todas as musicas mas percebi que ficaria uma pouco grande e difícil de ler. De toda forma, minha lista ainda conta com You Don't Understand Me, da banda The Raconteurs. Projeto paralelo de Jack White, o guitarrista do White Stripes. Uma linda canção carregada pelo piano. Dá vontade de escutar cem vezes seguidas.

England

Voltando a terra da rainha temos ainda Spiraling, essa deliciosa jóia oitentista vinda da cozinha do Keane. Sempre comparada ao Coldplay, a banda já voa em seu próprio nome desde o lançamento de Perfect Symmetry. Vale a pena conferir.
.....

Todo lançamento é a mesma coisa, o Oasis joga na praça um cd odiado por uns e amado por muitos, mas sempre dele saem músicas antológicas. Esse é o caso de Faling Down. Como também tem sido praxe é Noel quem tem cantado essas canções e não Liam. Tem sido assim desde Standing on the Shoulder of Giants com Wheredid it all go Wrong, passando por Heathen Chemistry, Don’t Bilieve the Truth e agora este Dig out your Soul. Voltando a música, não sei como interpretar Falling Down. Ela é densa, meio etérea e muito bonita. Só escutando para saber.

Terminando minha expedição pela principal ilha britânica, concluo exatamente com seu representante mais poderoso nos últimos 15 anos, o Radiohead. Rockoner é o nome da música que tem uma levada de guitarra hipnótica auxiliada por uma bateria de forte personalidade e, claro, a voz de Thom Yorke que parece um lamento desesperado e por isso mesmo, linda. É nessas horas que percebo que quando o Radiohead para de fazer aquelas zuadinhas esquisitas e se apega à melodia, é que saem as coisas mais lindas que existem. Provou isso durante toda sua história. Vida longa aos filhos da rainha.

Voltando pra casa

Uma das minhas bandas favoritas dos anos 90 lançou um cd sem muita coisa que fique, mas, assim como o Oasis, sempre estão lá escondidas aquelas pérolas. Estou falando de Ainda Gosto Dela, música de trabalho do recém lançado Estandarte dos mineiros do SKANK. É aquele tipo de faixa gostosa de se ouvir, com aquele refrão que fica martelando agradavelmente sua cabeça. “E eu ainda Gosto delaaaaaa, mas ela já não gosta tanto assim”. Uma lindeza. Samuel é um cara que tem esse tipo de manha com música. Te ver, resposta, Ali, tão seu são provas inconteste disso

Terminando meu périplo chego a banda brasileira mais importante da década passada (jornalista adora rótulo), O Rappa. Quem me chamou atenção foi Óstia, do álbum 7 vezes. É verdade eu sei, o som do Rappa continua muito bom, mas Yuka ainda faz muita falta nas letras. De qualquer forma penso que esses cariocas fizeram um bom trabalho, com dignidade e personalidade para deixar o passado para trás. “Não sou carne barata”, canta Falcão. Não são mesmo.

Merece menção honrosa a faixa Súplica Cearense, versão de um sucesso cantado por Luis Gonzaga. Uma prece triste e emocionante do sertanejo que suplica a deus por chuva no sertão e depois chora pelo estrago causado pela água. “Oh Deus, será que o senhor se zangou E só por isso que o sol se arretirou Fazendo cair toda chuva que há”, canta Falcão, quase chorando.


Lista completa
Last Words – Travis
Enquanto isso na Lanchonete – Vaguart
Lost – Coldplay
You Don't Understand Me – The Raconteurs.
Spiraling – Keane
Falling Down – Oasis
Rockoner – Radiohead
Ainda Gosto Dela – Skank
Óstia – O Rappa

Menção Honrosa: Súplica Cearense – O Rappa

2 Comments:

Anônimo said...

Adorei a lista e adorei as músicas também. Desde o fim do mês passado tô maquinando um post falando das músicas que eu tenho ouvido e percebi que muitas delas são as que vc indica. Não é só que vc me conhece e sempre fala daquelas que eu vou gostar, é que você tem o jeito mesmo da coisa, de escrever sobre música e detectar o melhor de cada banda, de cada estilo.
Adooooro o cd novo do keane, tá no meu mp3 direeeeto! hehehe
xero no oi!

Um devaneio said...

interessante!
sdd de ti.