terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Paradinha


Não sei quando nem aonde foi inventada essa tal de paradinha. Sei apenas que é um recurso covarde, que além do gol certo, humilha o goleiro. Graça a Deus a FIFA abriu os olhos e proibiu o recurso a partir de maio (salvo engano).

Todas as vezes que vejo um batedor cobrando um pênalti com paradinha fico triste. Me pergunto onde está o tão falado FAir Play que o futebol tanto fala. Como disse Lédio Carmona, eu sou contra. Radicalmente contra. E, como pude constatar hoje, não estou sozinho nessa cruzada.

Vários grande nomes do jornalismo esportivo já se manifestaram contra. Juca Kfuri, Lédio Carmona, Tostão, Décio Lopes... esse ultimo se revoltou quando viu o pênalti cobrado por Neymar contra o São Paulo. “acho que é um exagero de malandragem, é uma covarida e, de certo modo, um desrespeito ao goleiro. Acho que esbarra em questões éticas. Por mim, não tinha mais isso, não. O atacante que bata, o goleiro que trate de defender. E pronto. Vale o tradicional “que vença o melhor”. Assino onde?
Para quem não sabe, o goleiro não pode dar um passo a frente. Pode apenas se movimentar pisando em cima da linha. Quando o faz, o juiz manda que repita a cobrança. Já o atacante pode parar, mandar um beijo para esposa e depois chutar.

Teve um colunista do Globoesporte.com que teve a infelicidade de dizer que a paradinha é justa. Pois o pênalti é uma penalidade para o time que parou um lance de gol certo....

Fiquei besta. Um cara que tem uma coluna do Globoesporte.com falar uma asneira dessa é o fim. O pênalti nada mais é do que uma falta dentro da área, nada além disso. Se um jogador estiver colado na linha de fundo com cinco marcadores ao redor sem a mínina chance de gol e for empurrado e for dentro da área, é pênalti. Simples.

Fecho com o texto de Lédio Carmona

A paradinha pode parecer com uma forma de expressar a arte em campo, mas não passa um escárnio contra o goleiro e contra o caráter competitivo de um jogo de futebol. Se é para mantê-la na regra, melhor evitar que o goleiro não perca seu tempo. Que os cobradores façam as cobranças sem goleiro. Fica mais democrático e, consequentemente, menos perverso e ditatorial com os arqueiros.

Os goleiros deveriam ficar de costas, em sinal de protesto.

0 Comments: