quarta-feira, 4 de março de 2009

Para o Maranhão, um réquiem

Poderia ser até engraçado se não fosse tão triste: Jackson Lago foi cassado e quem assume o governo do Maranhão é Roseana Sarney.

Antes da vitória de João Castelo para prefeitura de São Luís no ano passado, fazia mais de 30 anos que a família não tinha um representante mandando na ilha. Nesse meio tempo Jackson foi, talvez, o maior inimigo que os Sarneys tiveram. Lago foi prefeito da capital por três vezes e ainda candidato derrotado em duas eleições para o executivo estadual.

Não entro aqui no mérito se ele é inocente ou não, mas a herdeira da familia política mais poderosa do Brasil assumir o estado mais pobre da nação é de uma tristeza incontornável. Todo esse poder foi construido em cima do estado mais rico naturalmente (minerais, chuvas, quantidade de rios, boas terras etc) do nordeste. Quem conhece o Maranhão sabe como ele é, uma terra arrasada e a caminho de se tornar sem lei.

José Sarney é o parlamentar em atividade mais antigo do país. Começou na década de 50, desde então já foi deputado federal, senador, governador e presidente. Alguém poderia ter carreira política mais perfeita? São mais de 40 anos de muito poder, coisa que poderia ter sido traduzido em muitos beneficios para seu estado, mas não é esse o caso. Alguém, não sei quem, disse um dia que o "Maranhão é o único personal-estado do Brasil". Alguém discorda disso?

O Maranhão têm os maiores índices de beneficiários de programas sociais do Brasil, seus indices sociais sempre são os piores, senão ficam na honrosa segunda posição... yes u-uh legal.... Esse estado possui renda per capita inferior à do Piauí. Isso tudo não é cara dos Sarney? Alguém me explicou que a situação deles não é tão boa, já que são beneficiários de um programa de transferencia de renda: o Bolsa Maranhão(vou mandar essa pro José Simão). Pegaram a piada?

Nada do que eu escreva vai mudar a vida desse pobre povo; não vai mudar o fato de que mais uma vez essa família vai governar a tantos com os olhos voltados apenas para si. É tanto dolo e escória que não consigo deixar de achar que a queda de Lago foi arquitetada e executada pelo clã criminoso em questão, independente de culpa ou não. Todavia a acusação pode ser procedente, e se assim for do que adianta a justiça falhar durante meio século em punir esses criminosos e ao fim desse tempo eles se mudarem de réu para parte agredida?

Meus sinceros pêsames ao povo maranhense.

1 Comment:

Cat. said...

compartilho plenamente do seu sentimento, pedro e mais, seu diagnóstico revela uma triste realidade.