segunda-feira, 7 de julho de 2008

Cadê o jornalismo?

O primeiro jornalismo que percebi ser ruim foi o musical. Ainda adolescente era assíduo comprador de Show Bizz, finada revista musical, e já tomava ciência de que aqueles textos eram puro achismo sem base. "O novo cd da Radiohead é bom", dizia a revista. Bom pq? O q eles fizeram? Não havia resposta para essas endagações.

Poucos jornalistas conheçem a história da música e do Rock, estilo sobre qual escrevia essa revista. Penso que eles acham que tudo começou com Beatles e Rolling Stones. Ledo engano.

Percebi essa má qualidade em contexto nacional e infelizmente não é diferente aqui no Piauí. Não vejo um jornalista, um formador de opinião dizer que o som do Pi Pop estava ruim. Não precisa nem ser jornalista para dizer isso, basta ter ouvidos e vontade de falar. Não, o que é escrito é apenas oba oba. Piauí pop é o melhor do mundo.

Não digo que seja um festival ruim, não é. Bem organizado e planejado e que tem procurado fugir do óbvio nos últimos dois anos. Palmas para Marcus Peixoto, cara que teve peito para fazer um evento dessa magnitude no Piauí.

Entretanto tenho notas a dizer. Uma já falada: o som estava ruim e pouco nítido, isso o do palco Torquato Neto. Em se tratando de Assis Davis nem se fala. Não vejo ninguem dizer que o Paralamas é uma banda fundamental para a música brasileira, mas que dá dó ver o Herbert não ter mais fôlego para cantar seus grandes sucessos.

"Engenheiros foi perfeito". Não foi. Começou bem e desandou. Fez um show morno e sem vida. Capital fez o feijão com arroz a agradou. Aliás o capital merece um adendo pq eles sabem que festival não é lugar de se experimentar. É jogar para galera. Assim fizeram.

Assim como fez o Kid Abelha quando veio em 2006 e o Biquini Cavadão em todas a suas apresentações anteriores, já que essa é primeira vez que banda não vem para o festival. Outros grupos tb já usaram tática parecida, afinal não é segredo a fórmula.

Não prestei muita atenção mas me disseram que a Vanessa(Valderrama) da Mata fez uma show muito intimista em que adoçou até musicas incendiárias como Ai Ai Ai.

POrtal Az, Acesse Piauí, Cidade Verde, 180 Graus e outros veiculos fizeram jornalismo chapa branca. Não sei nem se posso acusar esses pobres disso. Afinal sua finalidade não é fazer uma resenha, mas sim escrever4 um lead. "Neste sábado, dia 5, aconteceu o segundo dia festival Piaui POp. Gabriel Pensador fez o primeira show da noite e agitou a galera com seus grandes sucesso..." é mais ou menos isso.

Acho que eles devem ter cumprido o papel deles. Eu que exijo demais

2 Comments:

Anônimo said...

Pedro,
fiz um comentário parecido com o seu na comunidade do Piauí Pop no orkut. O título do tópico era "impressões gerais" e todos falavam apenas que os shows tinham sido bons e que as bandas precisavam mudar, e o festival inovar. Eu deixei um comentário reclamando que ninguém falou do som do festival, que a Vanessa da Mata (Valderrama que nada...kkk)esforçou-se ao máximo para cantar enquanto seu microfone estava baixíssimo. Até a metade do show curtiu-se porque a melodia lembrava a música, hehe, mas a voz dela mesmo...O mesmo penso que ocorreu com O Herberth que teve seu microfone ajustado durante o show, estragando muito do efeito da música sobre as pessoas. Ouvi falar o oposto do Rappa: que o som foi ajustado tão alto que ensurdeceu a galera, sem chance de curtir o som como deve ser: claro, de qualidade, preparado para mostrar apenas o talento da banda.
Mas ninguém na comunidade respondeu ao meu comentário. Continuaram a falar sobre as possibilidades de trazerem uma banda internacional.
É, com essa qualidade de som, pode esquecer banda internacional...

Julianna

Anônimo said...

Muito boa a opinião.
Gostei.

Até concordo.
Abraço fera.