No último dia 13 foi comemorado o dia do Rock. Data escolhida se refere a realização do Live Aid, festival ocorrido na década de 80 para arrecadar finanças para os países pobres da África. POr conta dessa data ilustrativa, decidi dar a lista das minhas bandas favoritas.
1º Pink Floyd
Não há palavras para descrever o som dessa banda, que sempre procurou fazer diferente, mas sendo o melhor. Boas letras, ótimos músicos e psicodelia: essa é a fórmula. Não nego que David Gilmour seja meu guitarrista favorito assim como não nego sua importância na fama do Pink Floyd. Afinal, quem não se impressiona com o solo de Comfort Numb? Quem não se emociona com Whish you were? Eu sei que a letra é do Roger Waters, mas foi David que a deixou redonda. Enfim, como se percebe eu nada disse sobre o som, pq realmente não consigo defini-lo.
2ºLed Zeppelin
O que seria do rock sem o Zeppelin de chumbo? Não sei. Mas seria mais pobre, disso eu tenho certeza. Para quem não sabe, o Led é uma das bandas mais criticadas da história. Isso fica dissipado hj por causa da aura de lenda que envolve a banda, mas desde sempre ela dividiu a opinião dos críticos. Muitos adjetivos negativos eles ganharam, mas não acho que liguem. Afinal eles tem uma das discografias mais vendidas e apreciadas de todos os tempos. Starway to Heaven é a música mais tocada de todos os tempos, Jimmi Page é uma lenda da guitarra, assim como Bohan é na bateria e muitos superlativos poderiam ser ditos aqui, mas penso que a história do Led Zeppelin fala por si só.
3ºMettalica
Na verdade nem sei o que essa banda faz aqui na minha lista. Tenho um caso de amor e ódio com ela. Mais amor é verdade. Interessante que gosto das músicas da dita fase "pop", "vendida" deles. Encarada pela maioria como a pior podrução deles. Essas canções se dão a partir do álbum preto deles. Não sou muito chegado na primeira parte da história deles, quando eles se tornaram a basa definitiva do Metal.Reconheço seus méritos é verdade, mas não gosto. Enfim, Mettalica é uma ótima banda, com grandes canções e um pegada incrivel. Não é a toa que ainda hj esperamos por sua sucessora.
4ºU2
Se fosse pelo número de músicas que gosto, talvez o U2 estivesse em primeiro nessa lista, mas....................não sei. Não me senti a vontade de colocá-la no pódio. De qualquer forma, essa banda irlandesa é imprescindível na minha formação musical. Antipatia a primeira vista se tornou amor eterno. Eles me desamarraram assim como me trouxeram um pouco de maturidade. Até então envolvido com um tipo de música muito pipoca como Bon JOvi, Guns n' roses e Aerosmith; escutar, entender e gostar de U2 foi uma etapa importante para compreender que nem toda música precisa de um solo de guitarra, de um refrão pegajoso ou ser em toda forma pueril.
U2 foi minha faceta séria, ainda que não sisuda. A despeito do que venho escrevendo, essa banda não traz a seriedade e atitude como viés principal, mas sim a intenção de emocionar. Nisso eles conseguem com certeza.
5ºColdplay
Repito: como escrever sobre essa banda? Coldplay foi minha última verdadeira paixão musical. Acho que nenhum som havia me feito tão bem como o dela. Quem chegou perto foi o U2, mas o piano de Cris Martin fez mais. Daquele teclado veio Clocks, isso, por si só, já seria mérito na história, mas ainda nos proporcionou mais. Com uma bela voz, com uma guitarra trabalhando a maioria do tempo em segundo plano e o piano na frente levando o som junto com a bateria e os teclados, Coldplay conseguiu escrever seu nome entre os grandes.
6ºBon Jovi
A porta de entrada no mundo da guitarra alta e dos bons solos cheios de bends e distorções. Bon jovi foi meu maternal rock'n roll. Vocal gritado, um grande guitarrista e uma cozinha que segura a peteca fizeram do Bon Jovi o maior fenômeno de vendas do estilo dos últimos 25 anos. Quase 200 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Direto ao ponto: é rock farofa mesmo, mas eles pondem encher o peito e dizer que são a maior banda de todos os tempos nesse sentido. Fico pensando...... se as letras do JOn fossem sérias, o BJ seria um dos grandes de verdade. Mas assim Deus não quis. Ficamos com o Jon romântico de boteco, mas bom serviço ele fez.
7ºRush
A banda canadense poderia estar em qualquer lugar dessa lista. São três caras, sempre foram eles, que fazem música da melhor qualidade há mais de 30 anos. Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart fazem parte literalmente de um conjunto na qual cada é uma parte do todo e nenhum se sobrepõe. Nas seis cordas, Lifeson é contido, preciso e pesado. Não é um guitar hero contumaz, mas é ótimo vê-lo tocar. Lee é um baixista competentíssimo que foge ao clichê.
Nesse time, quem chama muita atenção é Neil Peart, considerado por muitos o melhor baterista de rock de todos os tempos, mas mesmo assim ele não rouba a cena. Eles são tão competentes que fizeram o mundo se render a voz estranho e não muito agradável de Geddy.
Enfim, essa é minha lista. Isso não quer dizer que escuto somente isso, nada perto dessa direção. Entretanto essas são meus amores. Bandas do meu coração não estão presentes como Oasis, Aerosmith, Sublime, Marillion, Neil Young, Radiohead, Travis, R.E.M., Smiths, Van HAlen, Quen of the Stone Age e tantos outros que poderia citar. Na verdade, minha lista não é nem de minhas bandas preferidas, mas as que fizeram mais diferença na minha curta estrada.
Nestes dias combalidos para o estilo musical mais famoso do mundo, fica a esperança que amanhã escutemos o novo Colplay, o sucessor do Mettalica e algo que faça o estrago do Pink Floyd.
Abra os olhos – O cemitério do esplendor
Há 3 semanas
0 Comments:
Post a Comment