quinta-feira, 14 de maio de 2009

Oasis.


Chego em casa ligo o computador, bebo um copo com água, folheio a Rolling Stones e leio a matéria dos 15 anos de morte de Kurt Cobain. Zapeio a net bato na folha online e degusto a resenha do show do Oasis em São Paulo(Oasis faz bonito em São Paulo apesar da chuva). Muito se especulou sobre uma possível ida da banda à Fortaleza, mas nada se concretizou e a chance de assistir a uma dos grupos mais interessantes que já existiu caiu totalmente. Mais um que perdi!

O Oasis foi o maior representante britânico e um dos ícones mundiais da década de 90. Nem mesmo o Radiohead conseguiu tirar essa majestade dos irmãos Gallagher.


De volta a resenha, fiquei maravilhado com a galeria de fotos do show ocorrido na terra da garoa. As luzes deram uma intensidade crua à banda e os integrantes pareciam figuras maiores que nós mesmos, alimentando o mito de que são pessoas diferenciadas e fonte de adoração. Bobagem é verdade, mas acho que foi isso que sentiu quem estava no show.

Engraçado que sonhei com o show e a banda executava Falling Down, minha música preferida do último álbum. O local era uma arena coberta de ótima acústica e a voz de Noel ecoava lindamente em todo o lugar. “A dying scream Makes no sound Calling out to all that I've ever known Here am I, lost and found Calling out to all”, ouço o mais velho dos Gallagher entoar em meio a atmosfera elétrica e a sensação de álcool no sangue. Sonhei com um momento de desespero sublime e saboroso, sentindo a dor do personagem da canção e cantando com toda a força que minha garganta permitiu. “Eu tentei falar com Deus em vão. Eu o chamei acima, dentro e fora de lugar nenhum. E disse ‘Se você não vai me salvar, por favor não desperdice meu tempo’”, sentencia em inglês bem articulado.


Desde Standing on the Shoulder of Giants (2000) que aprecio mais as músicas compostas e cantadas por Noel do que as de Liam que cada vez canta menos (entenda como quiser). Nesse cd a melhor faixa é Where Did It All GO Wrong. Dois anos depois Little by Little e She is Love repetiram a dose em Heathen Chemistry de 2002, apesar de Liam comparecer bem em Stop Crying Your Heart Out e Songbird.

Em 2005 a banda lançou um álbum que gosto muito chamando Don’t Believe the Truh e nesse cd os irmãos balancearam bem as músicas o que resultou em um empate técnico. Por fim chegamos ao Dig Out Your Soul no qual Noel canta High Horse Lady e Falling Down de forma fabulosa elevando o placar para uma goleada. Esse álbum traz um Oasis bem maduro com canções sérias e psicodélicas


Objeto de minha admiração dentro do grupo Noel é um guitarrista bem mediano, um cara limitado mas que articula bem os poucos artifícios que dispõe. Faz da simplicidade seu lema e carrega bem as canções com solos curtos e repetitivos, privilegiando a melodia em detrimento do exibicionismo ou técnica. Aliás, essa é principal característica e qualidade do Oasis, a sua simplicidade. Fazer muito com tão pouco.

De volta ao sonho


Meu sonho, que mais pareceu um vídeo-clipe, terminava junto com a execução de Falling Down. No mesmo instante em que eu abria os olhos Noel tocava seu último acorde segurando a guitarra Les Paul em meio a luz amarela. Ele junto com seu irmão tinha o rosto coberto pelas sombras, o que acabou por evidenciar ainda mais as marcas do tempo, dando a medida dos anos tanto em suas feições quanto na própria música. Gritos e aplausos irromperam por todo lado e a banda agradeceu devolvendo as palmas. Andando em direção ao Backstage e, praticamente de costas, Noel se despediu com um leve aceno e um sorriso nos lábios. As luzes se apagaram e acordei aturdido, levantei e peguei meu violão e, sem pensar, toquei Wonderwall por alguns segundos.....

“Today is gonna be the day
That they're gonna throw it back to you
By now you should've somehow
Realized what you gotta doI don't believe that anybody
Feels the way I do about you now….”


Coloquei meu querido de lado, ajeitei meu ventilador, fechei a cortina que havia sido aberta pelo vento e me deitei novamente desejando muito sonhar com a próxima canção que a banda tocaria. Não sonhei com mais nada nessa noite, mas o show continuou música a música na minha cabeça. Na verdade, ainda está aqui.




0 Comments: